Notícias

Saiba utilizar tapetes na decoração da sua casa

01/02/2022 - Como deixar sua casa ainda mais aconchegante usando tapetes

Usar tapetes na decoração da casa tem o poder de transformar o ambiente em um local mais aconchegante, além de ajudar a aquecer o espaço (especialmente quando o piso é de cerâmica). A vantagem da peça é que há diversos modelos e tamanhos disponíveis, então basta ter criatividade para fazer com que sua residência fique mais bonita.

No entanto, é preciso saber utilizar os tapetes da forma correta. Para que você não erre na hora de aproveitar esses itens na decoração de sua casa.



Item essencial para uma decoração caprichada, o tapete é versátil, podendo ser utilizado em praticamente todos os cômodos da casa. Peça chave, possui várias funções: traz vida ao ambiente, auxilia no isolamento térmico e acústico, esconde eventuais defeitos no chão, além de proporcionar a sensação de aconchego.



Esse é o exemplo perfeito de como um tapete pode dar amplitude ao ambiente. Com móveis em tons escuros, a tapeçaria neutra é o grande destaque da sala para ajudar a suavizar o ambiente.



Para ambientes amplos, tapetes de pelo curto e grandes dimensões são os mais indicados. Aqui, a padronagem oriental contrasta com os móveis em tons claros e valoriza ainda mais a parede com folhagens ao fundo.



O ideal ao adquirir um tapete é conhecer a paleta de cores que será utilizada no ambiente. O correto é que pelo menos uma cor utilizada no cômodo esteja presente no tapete (e vice-versa). Nessa sala, tons neutros ajudam a harmonizar os tons escuros do mobiliário escolhido.



Para dar um toque de charme ao ambiente, tapetes estampados ou com padrões geométricos são uma boa pedida. As tonalidades da peça devem estar de acordo com as cores utilizadas no restante do ambiente, para que não ocorra excessos na decoração.



Os tapetes são ótimos recursos para delimitar áreas em cômodos integrados. Nesse caso, seu uso separa a sala de estar da sala de jantar com charme e personalidade.



O escolhido para esse ambiente é um tapete com pelos longos, proporcionando uma sensação agradável aos pés ao sair da cama. Além de macio, evita o contato direto dos pés com o chão frio. O tom escolhido é neutro, de modo que a peça entra em harmonia com o restante da decoração.



A escolha por um tapete com estampas orientais foi ideal para combinar com a cabeceira da cama, também no estilo marroquino. O restante do quarto é decorado em tons neutros, garantido que não exista um excesso de informações.



O tapete listrado complementa a paleta de cores escolhida para a decoração do quarto. A poltrona ao canto é um belo exemplo de situações em que apenas alguns centímetros do móvel fica em cima do tapete, dando a sensação de amplitude do ambiente.



Exemplo de utilização ousada de tapete em formato redondo, nesse ambiente, o tapete escolhido foi de pelos altos com cor cinza, combinando com a paleta sóbria escolhida para a decoração do quarto. Novamente, apenas poucos centímetros da peça estão sob os pés da cadeira, promovendo a sensação de unidade na decoração.



O tapete escolhido para esse quarto foi o de pele ecológica de zebra, acompanhando o estilo moderno em tons sóbrios e visual arrojado dos móveis. O aconselhável no caso de tapetes de pele de animais é que não tenha nenhum móvel apoiado sobre ele, para que o mesmo possa marcar presença tanto pela padronagem quanto pelo seu formato diferenciado.

Quartos infantis com tapetes
Para quartos de bebês e crianças, a profissional indica tapetes coloridos que combinem com a decoração e que sejam de fácil manutenção. “Uma dica é um tapete com formato redondo que possa ficar solto no ambiente”, propõe.



Nesse quarto, o tapete escolhido fica aos pés da cama e possui listras em dois tons diferentes de azul. Ideal para combinar com o restante da decoração, em que a cor azul predomina.



Para esse quarto, o tapete escolhido possui desenhos de flores e borboletas, combinando com a cortina e a cor dos puxadores da cômoda. Bonito e delicado.



Complementando a decoração com o tema escolhido, o tapete possui cor e textura de campo de futebol. Além de deixar o ambiente mais alegre, ainda pode ser utilizado como espaço de brincadeiras.



O tapete escolhido para o quarto do bebê é de pelo alto e redondo, centralizado em relação ao restante dos móveis. O tapete em tom neutro é o complemento perfeito para a paleta em tons claros utilizada na decoração do ambiente.

Banheiros com tapetes
“Para banheiros, tapetes sintéticos e laváveis, que não estragam com o molhado constante e o vapor, são os mais indicados. É importante que sejam de fácil manutenção, que sejam confortáveis e macios no contato com os pés. O tamanho depende do formato do banheiro”, afirma a arquiteta.



O tapete em formato retangular foi disposto em frente ao balcão da pia e na direção da passagem para a banheira. A cor escolhida combina com os tons do papel de parede e móveis selecionados para o ambiente.



Visando estar de acordo o clima de natureza exposta, o tapete escolhido para este banheiro é na cor verde, acompanhando as folhagens e contrastando com o teto em vigas de madeira.



Para o banheiro do casal, dois tapetes foram dispostos em frente à bancada dupla do banheiro. Com pelo alto, garante conforto para caminhar com os pés descalços pelo cômodo. A cor escolhida contrasta com a louça branca e harmoniza com o revestimento em tons de marrom.

Cozinhas com tapetes
“Não costumo indicar tapetes para a cozinha, mas, caso seja a opção do morador, é aconselhável preferir os sintéticos e laváveis, que evitem escorregões e facilitem a limpeza”, esclarece a profissional.



Com tons de cinza, esse tapete é disposto em grande parte do cômodo, possibilitando englobar tanto a mesa de jantar quanto suas cadeiras. A padronagem escolhida é ideal para combinar com o estilo rústico do restante do ambiente.



Para essa cozinha em tons fortes, o tapete listrado utiliza tons da mesma cor da parede e móveis. Ideal para que gosta de um cômodo alegre e com cores vibrantes.

Considere o ambiente que terá tapetes na decoração
Cada cômodo pede um tipo de tapete, de modelo e tecidos diferentes. Nos quartos, você pode colocar uma peça retangular no sentido contrário ao da cama. Em locais como sala de TV e quarto, tapetes mais peludos (a exemplo do de nylon ou lã) caem muito bem.

Além de aquecerem o ambiente, peças com esses tecidos são confortáveis e ideais para quem gosta de ficar com os pés no chão ou assistir à televisão sentado no sofá. No entanto, os tapetes peludos não devem ficar em lugares onde os moradores transitam com frequência, pois acumulam muita sujeira e se deterioram mais rápido.

Na decoração do banheiro, você pode apostar em tapetes sintéticos e laváveis são os mais adequados, uma vez que peças de tecido mofam e adquirem manchas em ambientes úmidos.

Na cozinha, um tapete no modelo passadeira cai muito bem, desde que tenha um tamanho que cubra as áreas da pia e do fogão. Além disso, é importante escolher aqueles que não sejam escorregadios, pois a cozinha é um local de bastante movimento e por isso, uma peça em material sintético é bastante segura para o ambiente

Para que as peças fiquem firmes no chão, você pode colocar um feltro ou forros na parte de baixo, de maneira a melhorar a aderência do tapete ao piso e com isso, fazer com que o uso do tapete na cozinha fique ainda mais segura.


Tapete estampado

Assim como a maioria dos objetos que adornam e deixam as casas mais funcionais, os tapetes também devem ser higienizados. Sua manutenção deve ser periódica para que possa manter sua beleza e função intactas.




Fonte: https://www.tuacasa.com.br - https://www.blogdamrv.com.br

Outras Notícias

Semana Santa

Estaremos fechados entre os dias 29/03 e 30/03 retornando dia 01/04. A Semana Santa é uma tradição religiosa cristã...

Proclamação da República

15 de novembro é uma data importante no Brasil, pois nesse dia comemora-se a Proclamação da República. Esse evento aco...

Cuidados na decoração com espelhos

É inegável e muito visível o quanto os espelhos podem ser aliados na composição de ambientes. Refletem a luz e ...

Veja como minimizar os riscos à saúde na hora da limpeza diária

Importante: Ao limpar ambientes mais fechados, como o banheiro, procure deixá-lo o mais arejado possível, pois os produtos, como á...

Iluminação com Lustres Pendentes

Saiba que iluminação é um dos fatores mais importantes na decoração. Graças à grande variedade de mo...

Veja algumas novidades de decoração para sua casa em 2023

Tendência de decoração em 2023 para sua Casa Você está pensando em dar uma mudada no visual da sua casa? Que tal u...

Natal 2022

Começamos com uma ótima dica: Cores. O trio composto pelas cores vermelho, verde e dourado é o esperado para a data. S&atil...

Área de churrasqueira

Ter um cantinho em casa para preparar um churrasco bem gostoso é fundamental. A área da churrasqueira merece atenção na ho...

Decoração de varanda de apartamento

Ter um apartamento com varanda é o sonho de muita gente, afinal de contas, é um cantinho para você se sentar e relaxar ou at&eacut...

Cama Box para quartos infantis e de jovens adultos

Cama box: uma boa opção para quarto de crianças? Existem muitas opções lindas de móveis para decora&c...

Informe o número correto
icone-whatsapp 1

A Empresa

  • D.MASSULO Corretor de Imóveis
    Avenida Presidente Joao Goulart n° 272
    Cidade Dutra / Jd Malia II - São Paulo - SP
    (11) 5939-7727 (11) 98637-8658 tim (11) 95762-2368 oi. 
    atendimento@tmnegociosimobiliarios.com.br
    Creci 156.113

    Acesse nossa Política de Privacidade

Contato

  •   Avenida Presidente Joao Goulart, 272, São Paulo

  •   11 5939-7727 | 11 95762-2368

  •   Segunda a Sexta das 9h às 12:30 almoço das 13:45h às 18h | Sábado das 9h às 12h

  •   Fale Conosco
  •   Política de Privacidade

www.tmnegociosimobiliarios.com.br © 2024. Todos os direitos reservados.

Site para Imobiliarias
Site para Imobiliarias

Esse site utiliza cookies para garantir a melhor experiência e personalização de conteúdo. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.