Notícias

Morar na praia: as vantagens, desvantagens e o que levar em conta ao tomar essa decisão

27/04/2022 - Morar na praia

Morar na praia



Estar diante do oceano e experimentar novos hábitos de vida estão entre os motivos que têm aumentado a procura por residências no litoral. Morar na praia é o sonho de muitas pessoas, e o Brasil possui muitas cidades litorâneas que atendem às necessidades de cada comprador. Contudo essa empreitada oferece algumas vantagens e desvantagens que devem ser analisadas antes de fechar a compra.

Vantagens de morar na praia
Optar por morar na praia é uma decisão que muitos tomam pensando em alterar seu ritmo de vida. Contudo, existem muitas outras vantagens para quem decide por morar em cidades litorâneas.



Paisagens maravilhosas e contato com a natureza
Uma das principais vantagens que nos vêm à mente quando pensamos em morar na praia diz respeito às lindas paisagens. No Brasil, muitas das praias são transformadas em áreas de conservação, com a intenção de manter o equilíbrio do ecossistema de modo que a interferência humana seja mínima.
Desse modo, as pessoas que moram próximas ao litoral costumam se identificar mais com a natureza e estabelecer um melhor contato com ela. Além disso, se você é apaixonado pelos animais, morar na praia pode ser uma boa forma de ter contato com animais marinhos e costeiros.



Alimentação diferenciada
Morar na praia também pode significar uma boa mudança na sua alimentação. Para aqueles que gostam de refeições a base de peixes e frutos do mar, morar no litoral pode ser uma boa forma de ter acesso a esses alimentos frescos e com maior qualidade. Outro ponto positivo consequente disso é a maior ingestão de ômega-3, que influencia diretamente na absorção de gorduras boas.



Prática de novos exercícios físicos
Normalmente a rotina dos grandes centros dificulta a realização de exercícios físicos. Isso faz com que muitas pessoas incorporem academias às suas casas. Contudo, morar na praia pode ser uma maneira muito mais agradável de manter a prática de exercícios físicos. Isso porque, o ambiente favorece a criação de uma rotina de práticas ao ar livre, como corrida, bicicleta, natação e surfe. 



Mais segurança
Cidades litorâneas costumam ser fortes atrativos para turistas. Desse modo, essa atividade econômica favorece maior investimento em segurança para garantir o bem estar das pessoas que visitam esses locais. Assim, o índice de assaltos, furtos e crimes em cidades com praias é menor se comparado às demais cidades e metrópoles no Brasil.



Muitas atividades de lazer
Morar na praia significa ter muitas oportunidades de entretenimento. Mais uma vez, as altas demandas dos turistas exigem a criação de eventos e atividades incomuns aos grandes centros urbanos. Na maioria das vezes essas atividades envolvem a natureza e o que está ao redor dela como luaus, competições de surf, restaurantes com culinárias diferenciadas, trilhas e campings.

Além disso, os próprios passeios na praia são atividades únicas e agradáveis que permitem conhecer mais da cidade e suas belezas naturais. Além disso, como a maioria das regiões litorâneas possuem áreas de preservação é possível visitar ONGs cujo trabalho visa a preservar fauna e flora locais.



Melhora na qualidade de vida
Morar na praia significa muitas vezes fugir do caos dos centros urbanos. Assim, é possível se livrar do estresse do trânsito e dos ruídos. Além disso, estar perto do mar é poder usufruir do barulho das ondas como um excelente calmante. Isso porque, esse som provoca em nosso corpo uma maior sensação de relaxamento o que índice sobre nossos índices de cortisol, hormônio responsável por provocar estresse.

Por outro lado, morar na praia também significa estar em maior exposição à luz solar. Isso resulta em aumento do índice de absorção da Vitamina D, responsável por fornecer cálcio para o organismo e ainda atuar sobre o humor.



Valorização do imóvel
Outro ponto muito interessante quando falamos em adquirir um imóvel na praia diz respeito à valorização dessas propriedades. Imóveis em regiões litorâneas são muito procurados, principalmente durante a alta temporada. Desse modo, um imóvel na praia tem tendência a se valorizar, seja para venda ou para alugar.

O aluguel por temporada é uma ótima fonte de renda. Muitas famílias alugam suas casas no litoral durante as férias enquanto viajam. Essa opção, oferece uma renda extra para os locadores e maior conforto e intimidade paras os turistas.



Entenda os desafios de morar na praia
Apesar de morar na praia oferecer muitas vantagens, esses empreendimentos também oferecem alguns desafios:

Maresia
A maresia é uma das desvantagens de morar na praia mais citada. Isso porque, a salinidade do mar pode oxidar metais, reduzindo a vida útil de alguns eletrodomésticos, automóveis e mobiliários. Contudo, existem algumas possibilidades para reduzir esses danos. Dentre elas podemos citar a aplicação de óleo de peroba nos móveis de madeira, limpar as superfícies com frequência e preferir materiais que não oxidam.

Turistas na alta temporada
Morar na praia significa que durante as altas temporadas a cidade estará significativamente mais cheia. Desse modo, é possível que você tenha que enfrentar filas em supermercados, praias lotadas, trânsitos e outros problemas que não são comuns em outras épocas do ano. Por isso, muitas pessoas que moram em cidade litorâneas costumam planejar suas férias para esse período e aproveitar para conhecer outras áreas do país.

Altas temperaturas
Morar na praia significa enfrentar altas temperaturas ao longo do ano já que essas regiões costumam ser significativamente mais quentes. Durante o verão, principalmente, essas cidades exigem itens que em outras regiões são considerados artigos de luxo, como o ar-condicionado. Isso pode significar também aumento no consumo de energia da casa.



Mas afinal, vale a pena morar na praia?
Morar na praia pode representar um aumento significativo na qualidade de vida. Para muitos, adquirir um imóvel no litoral é a realização de um sonho e por isso, as desvantagens como maresia, alto fluxo de turistas e temperaturas elevadas não são empecilhos. Para definir se vale a pena morar na praia é preciso analisar os prós e contras e balancear com seus objetivos e estilo de vida.

Independente se optar por morar nos grandes centros urbanos, ou em pacatas cidades litorâneas, é importante contar com profissionais confiáveis para te auxiliar no processo.
 




Fonte: blog.casamineira.com.br/morar-na-praia-as-vantagens-desvantagens/

Outras Notícias

Semana Santa

Estaremos fechados entre os dias 29/03 e 30/03 retornando dia 01/04. A Semana Santa é uma tradição religiosa cristã...

Proclamação da República

15 de novembro é uma data importante no Brasil, pois nesse dia comemora-se a Proclamação da República. Esse evento aco...

Cuidados na decoração com espelhos

É inegável e muito visível o quanto os espelhos podem ser aliados na composição de ambientes. Refletem a luz e ...

Veja como minimizar os riscos à saúde na hora da limpeza diária

Importante: Ao limpar ambientes mais fechados, como o banheiro, procure deixá-lo o mais arejado possível, pois os produtos, como á...

Iluminação com Lustres Pendentes

Saiba que iluminação é um dos fatores mais importantes na decoração. Graças à grande variedade de mo...

Veja algumas novidades de decoração para sua casa em 2023

Tendência de decoração em 2023 para sua Casa Você está pensando em dar uma mudada no visual da sua casa? Que tal u...

Natal 2022

Começamos com uma ótima dica: Cores. O trio composto pelas cores vermelho, verde e dourado é o esperado para a data. S&atil...

Área de churrasqueira

Ter um cantinho em casa para preparar um churrasco bem gostoso é fundamental. A área da churrasqueira merece atenção na ho...

Decoração de varanda de apartamento

Ter um apartamento com varanda é o sonho de muita gente, afinal de contas, é um cantinho para você se sentar e relaxar ou at&eacut...

Cama Box para quartos infantis e de jovens adultos

Cama box: uma boa opção para quarto de crianças? Existem muitas opções lindas de móveis para decora&c...

Informe o número correto
icone-whatsapp 1

A Empresa

  • D.MASSULO Corretor de Imóveis
    Avenida Presidente Joao Goulart n° 272
    Cidade Dutra / Jd Malia II - São Paulo - SP
    (11) 5939-7727 (11) 98637-8658 tim (11) 95762-2368 oi. 
    atendimento@tmnegociosimobiliarios.com.br
    Creci 156.113

    Acesse nossa Política de Privacidade

Contato

  •   Avenida Presidente Joao Goulart, 272, São Paulo

  •   11 5939-7727 | 11 95762-2368

  •   Segunda a Sexta das 9h às 12:30 almoço das 13:45h às 18h | Sábado das 9h às 12h

  •   Fale Conosco
  •   Política de Privacidade

www.tmnegociosimobiliarios.com.br © 2024. Todos os direitos reservados.

Site para Imobiliarias
Site para Imobiliarias

Esse site utiliza cookies para garantir a melhor experiência e personalização de conteúdo. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.